O “chupa”

Bom dia! Provavelmente está frio neste início de sábado, mas esse post foi programado com bastante antecedência. Favor confirmar a informação.

Não aguento mais ouvir a palavra “chupa”.

Calma, amigos pernambucanos. Não mudei de profissão, nem pretendo. Mas essa palavra é uma verdadeira obsessão em terras paulistanas, um patrimônio (?) cultural comparável aos beatniks da Augusta, filas e voluntários de entidades ambientalistas da Paulista.

Sempre, em qualquer jogo de qualquer time local e por qualquer motivo, o paulistano típico dirige-se à janela para gritar “chupa”. O destinatário varia: pode ser gambá, porcada, bambi, galinha preta, peixe etc.

Segundo nativos, isso seria uma abreviatura para “chupa que a cana é doce”. Para mim, continua sendo bizarro, especialmente porque não consigo me emocionar com o futebol local, com a única e honrosa exceção das derrotas do Corinthians (que carinhosamente apelidei de “o Chorume”, de tanto que gosto dessa suposta “nação”).

Por outro lado, fico feliz que as mentes locais ainda não tenham criado buzinas características de cada time como o “cazá-cazá”, “n-a-u…” ou “tri-tri…”. Meu sono agradece.

Anúncios

2 Respostas para “O “chupa”

  1. Rafael Negreiros

    Meu irmão…eu e Amanda detestamos esse “chupa”. Coisa super agressiva à tôa. Na verdade, todos os gritos de varanda contra times de futebol são agressivos, mas o “chupa” é muito, muito…incomum, explícito, imoral, vexatório, tosco. Não gosto nem de repetir muito pra não pegar o costume, até porque, quando cheguei em Recife achava horrível o “tabacudo” e hoje falo tranquilamente. hahahaha
    Ah… e hoje não foi frio, garoto climatempo. hahaha

  2. Carolina Luna

    João, qualquer semelhança com a torcida da Barbie é mera coincidência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s