Cumbia!

Minha recente viagem a Colômbia na Semana Santa serviu para confirmar uma coisa: eu adoro ouvir cumbia! Esse ritmo colombiano, que se popularizou bastante na Argentina e era sempre mencionado por Carlitos Tevez em sua passagem pelo Brasil, é quase viciante de tão bom.

Aliás, uma coisa irritante é que boa parte dos grupos que dizem tocar “música latina” em Recife – Capim Cubano, Academia da Berlinda – são na verdade belos covers de cumbia, mas não dão o crédito ao ritmo e fazem crer que é uma espécie de salsa. Bem, eu não sou musicólogo.

Agora, na sequência, três videozinhos simpáticos.

O primeiro é uma cumbia clássica e pegajosa, a argentina “Pollera amarilla” (Saia amarela), na voz de Gladys – La Bomba Tucumana:

E agora, uma proposta mais moderna, que eu conheci no último Recbeat do Carnaval 2011. É um grupo massa chamado Kumbia Queers, que faz versões incríveis de rock para cumbia. Quero agora vê-las em São Paulo. Essas em seguida são das clássicas These boots are made for walking, de Nancy Sinatra, e Sheena is a punk rocker, dos Ramones:

Anúncios

Uma resposta para “Cumbia!

  1. Rafael Negreiros

    Diz JC, é Brasas.
    Escutei essa primeira música, é bem legal. Pelo som parece ser uma versão pra “Rock ‘n’ Roll High School” dos Ramones. Muito bom.
    abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s