Dois Irmãos

Muitas vezes a obsessão de um diretor por temas gera certo desconforto. Para mim, o melhor exemplo dessa primeira hipótese é a do multipremiado Stephen Spielberg, com um monte de filmes repetitivos sobre infâncias perdidas. Ao contrário, sou apaixonado pela fixação de Win Wenders com andarilhos e pessoas perdidas no mundo, de algum modo.

No caso de Daniel Burman, o desconforto de um ano e pouco atrás deu lugar a uma compreensão muito feliz de seu trabalho longo sobre famílias e relações. Nesse novo trabalho, Dois irmãos, o diretor mostrou muito refinamento ao equilibrar dois personagens geniais e complexos num mesmo plano, permitindo um carinho especial por ambos.

Marcos e Susana, como o título anuncia, são irmãos unidos por um misto de temor, admiração, amor, obrigação e outros sentimentos que Burman em momento algum tenta isolar ou simplificar. Não há vilania possível mesmo em Susana. Às voltas com um negócio imobiliário, a irmã trata Marcos como um incapaz absoluto, e a descoberta de novas possibilidades de vida por ele permite uma reconstrução mútua e muito bonita. Burman é, de fato, bom de toque nesses temas, sendo esse duo comparável aos melhores momentos de Abraço Partido – seu melhor filme, na minha opinião.

Antonio Gasalla e Graciela Borges estão perfeitos, atuação inesquecível. Um quê de teatro refinado na tela, sem artificialismos. Excelente escolha para uma noite congelante e que anima para mais descobertas.

Visto no Belas Artes (Consolação), 11/10/2010. Noite congelante mesmo.

Anúncios

Uma resposta para “Dois Irmãos

  1. Como sempre, tudo em Recife chega depois. Mas foi uma ótima surpresa conhecer o cinema argentino através de “Dois Irmãos”. A complexidade e a importância da família é mostrada de uma forma sutil porém aberta. A construção da personagem principal beira o cômico, sem ser piegas. O relacionamento entre os irmãos é retratado de uma forma real, sem falsidades hollywoodianas. Ótima pedida!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s