Feliz Dia do Professor

Parabéns a todos os colegas professores e professoras pelo nosso dia. Que os desânimos do dia-a-dia não sejam maiores que o orgulho em seguir nessa profissão com dignidade e amor, nem nos façam esquecer das pequenas alegrias que só nós sabemos sentir na relação com os alunos.

Meu presente é essa pequena frase de Paulo Freire:

“Eu nunca poderia pensar em educação sem amor. É por isso que eu me considero um educador: acima de tudo porque eu sinto amor”. Paulo Freire

Apesar de tudo o que escrevi, não posso deixar de fazer um comentário. Depois de 05 anos em sala de aula, lidando diariamente com a docência, passei por um 15 de outubro um tanto diferente hoje. Pela primeira vez notei que não estou mais professor.

Ok, ninguém deixa de ser professor. Isso é uma condição quase existencial para quem se dispõe a essa missão na vida. Mas, agora, estou em outra cidade e desempenhando outra profissão, que também desejei muito. Ao olhar ao redor durante um momento de plantão no atendimento, vi tudo e todos – servidores, estagiários, assistidos – menos alunos. E eu não era mais o professor. Era o defensor. Ou qualquer coisa que o valha.

Nesse 15 de outubro, minha pergunta foi um misto de angústia e esperança: como, onde e quando conhecerei minha próxima turma? Acreditem se quiser, isso é uma questão animadora e reconfortante para mim.

 

Uma resposta para “Feliz Dia do Professor

  1. Olá, João. Feliz dia do professor, atrasadíssimo. Cara, sentimos sua falta por aqui. A orientação de Virgínia Colares é nula. Ela, na verdade, está desorientando a turma. Tá todo mundo ficando apavorado com ela, que começou a cobrar tarefinhas e mandando pararmos de ler as obras que escolhemos estudar para ler livros de metodologia científica. Tá todo mundo bem desanimado. Aquele clima legal, empolgante, do início do semestre, a perspectiva de fazer uma bela monografia está acabando.

Deixe um comentário

