Antonio das Mortes

Vi esse post no blog do Nassif e não pude deixar de comentar:

http://www.brasilianas.org/blog/luisnassif/antonio-das-mortes

Antonio das Mortes, personagem criado pelo gênio Glauber Rocha e imortalizado pela atuação igualmente genial de Maurício do Valle, seria o equivalente brasileiro aos cowboys de John Wayne, ou aos samurais de Toshiro Mifune. Um misto de conservadorismo, violência e ódio rebelde, uma espécie de anti-Lampião.

Escolher a melhor cena de Antonio das Mortes é páreo duro. Fico com as duas mais óbvias: a morte de Corisco (Othon Bastos) em Deus e o diabo na terra do sol e a caminhada triste entre os caminhões no fim de O dragão da maldade contra o santo guerreiro, ao som de sua música-tema. Só encontrei o vídeo dessa última, lá vai:

Aliás, O dragão da maldade… está todo no Youtube, dividido em umas 10 partes. A resolução é ruim, mas nada pior que o VHS no qual assisti há uns 15 anos 🙂

Anúncios

3 Respostas para “Antonio das Mortes

  1. João, você já assistiu o curta “Di Glauber? Onde Glauber homenageia Di Cavalcanti.

    • direitoesubjetividade

      Não só assisti como gosto muito. Não sei se vc sabe, mas esse curta foi proibido por anos pela família de Di Cavalcanti, que o considerava desrespeitoso. Para mim, é uma das mais belas homenagens que alguém poderia ter, e percebo que Glauber tratou Di com muita delicadeza – dentro do estilo glauberiano de falar e filmar, claro. Boa lembrança, vou postar um link!

  2. Conheço, um amigo tinha o VHS desse curta e me falou sobre toda essa briga entre Glauber e a família de Di Cavalcanti, também vejo como uma bela homenagem, mas a família do cara discorda e muito, heheh… Abç!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s