À prova de morte

Há alguns meses atrás, comentei sobre um grande problema entre mim e Quentin Tarantino. Ao falar sobre Bastardos Inglórios eu reconhecia a excelência da direção, montagem e fotografia, mas não conseguia gostar do filme por um ar demasiado nerd e infantil. Por aí.

Agora, preciso me render. À prova de morte, visto em Recife depois de 3 anos de lançamento, é sensacional. Muito bom mesmo, a ponto de querer ver de novo numa tela maior e com som decente, que, no caso, deve estar no último volume. Só assim para curtir de verdade a excepcional trilha sonora misturada com ronco de motor.

Para não ser repetitivo e falar sobre tudo de bom, o que não é pouco, vou elogiar o clima. Isso, o clima que Tarantino impõe pelo controle do tempo e dos diálogos foge do normal, consegue captar de um modo diferente o público para uma aparente não-ação. Quem se destaca nesse ponto é a dupla Vanessa Ferlito e Kurt Russell. Os carros e a paixão com que são filmados também impressionam, como se houvesse uma vida própria de cada um e o espaço ao redor não importasse. Essa percepção lembra a melhor tradição americana do western e faz surgir a beleza de um aparente filme B.

Por alguma razão interna ainda não decifrada, o humor tarantinesco, depois de Kill Bill e do Bastardos, agora caiu bem. Vá entender…

Visto no imundo Shopping Recife, com restos de pipoca no chão e pelos cantos, em 17/07/2010.

Anúncios

2 Respostas para “À prova de morte

  1. Confesso que assisti esse filme há cerca de 2 anos e achei FODX, assisti juntamente com Planeta Terror, do picareta Robert Rodriguez (Pequenos Espiões é dose!), os dois filmes fazem parte de um projeto. Vou revê-lo com certeza.

  2. Flávio Guerra

    João, lembra que eu ainda era teu aluno quando esse filme estreou lá fora e eu tinha achado um pirata na Boa Vista ? Eu disse ou não que era muito bom? Assisti no “São Luiz” semana passada, só pela nostalgia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s