O Fantástico Sr. Raposo

Esse comentário está mais que atrasado, mas não deu pra não falar dessa bela animação de Wes Anderson, O Fantástico Sr. Raposo.

No fundo, eu tenho alguns abusos com o mainstream dos desenhos animados (por todos, Os Incríveis) e, por outro lado, um encantamento por técnicas antigas como o stop-motion de massinha ou desenho (Noiva cadáver, Coraline etc.) ou desenho clássico quadro-a-quadro, de mão livre (A viagem de Chihiro).  Sr. Raposo é do primeiro grupo, e tem uma textura linda na tela.

Além disso, é uma experiência muito boa ver o cinema de Anderson permanecer mesmo com uma abordagem mais lúdica. Ou melhor, parece que as antigas tensões entre pais e filhos, como o abandono ou o sentimento de rejeição, foram ainda mais afloradas e com mais sensibilidade dessa vez, na adorável competição entre o filho e o sobrinho pela preferência do pai. E não sei qual é o melhor fiel escudeiro entre Pagoda, de Os Excêntricos Tenenbauns, e o simpático gambá Kylie.  Se nas obras anteriores há um cuidado muito evidente com planos claros e cheios de detalhes, alguns beirando o exagero (como o trem de Viagem a Darjeeling, por exemplo), a animação potencializa essa característica e oferece uma bela direção de arte. Esse merece ser visto ou revisto em DVD para risadas inteligentes.

Visto no Multiplex Tacaruna, 13/02/2010.

Anúncios

4 Respostas para “O Fantástico Sr. Raposo

  1. melhor que o livro?

  2. Road Dahl é sempre imbatível… 🙂

  3. um caminho leve para refletirmos sobre o queremos e o que querem de nós, a eterna luta entre consciência e inconsciência …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s