Tragédias recifenses

Não leio muito páginas policiais, pois sempre achei mórbida a repetição das mesmas histórias sem que se investigue a causa de tudo aquilo.

Essa semana voltei a ler o PE Body Count, blog criado e mantido por jornalistas corajosos de Pernambuco, dentre eles meu ex-aluno Eduardo Machado. Qual é a diferença que um contador de homicídios e registrador de cadáveres pode fazer? Mostrar a verdade quantitativa de como se mata no Estado, e da naturalidade com que esses dados são encarados por todos. Em PE, mata-se gente como formiga.

A mais nova tragédia me deixou abalado por ser de alguém que frequentava a mesma paróquia que eu, de uma comunidade pobre e que servia de exemplo para todos. Morto por engano.

http://www.pebodycount.com.br/post/comentarios.php?post=1143#ancora

O problema da mídia é justamente esse, o de hierarquizar mortes de “estudante batalhador” e de “pessoas envolvidas com o tráfico”, como se a vida do segundo não valesse tanto quanto a do primeiro. O resultado é que, numa mortandade estúpida como a da RMR, não dá pra realizar o grande sonho de Cardinot e Cia. para exterminar “apenas” as “almas sebosas”.  

Hoje, pela lista do Movimento Faculdade Interativa, soube q Jackson, funcionário da FDR e alvirrubro, morreu baleado numa prévia em Rio Doce. Cara da paz, gente boa. Mais um número para engordar as estatísticas, com chances mínimas de investigação e responsabilização.

Anúncios

Uma resposta para “Tragédias recifenses

  1. Foi lamentável a morte do cara de biomedicina, mas é revoltante a rapidez com que identificaram os assassinos.

    E quanto a todas as outras vítimas da violência? Cadê a eficiência da polícia pra descobrir os assassinos delas?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s