Ainda sobre Herzog

Numa resposta a um comentário sobre o post de Vício Frenético, acabei falando um bocado sobre Herzog e meus favoritos dele. Aí vai:

“Todo filme de Herzog é assim, e esse nem foi o melhor. O filme nem é do cara e ele consegue deixar claro qual é a visão bizarra dele sobre as pessoas e jogar o olhar meio desprezível de sempre sobre tudo.

Para mim, a ordem é essa:

1) Fitzcarraldo: atuação psicótica de Klaus Kinski no meio da mata com uma missão doentia. Meu filme motivacional de estimação, o conceito de dificuldade de qq um muda depois de vê-lo. É um dos filmes mais humanos que conheço.

2) Homem Urso: documentário baseado em imagens filmadas por um ambientalista que vivia metade do ano entre os ursos numa reserva florestal americana. Gostava tanto que terminou comido por um. A desconstrução que Herzog opera é, no mínimo, curiosa.

3) Aguirre, a Cólera dos Deuses: novamente com Kinski, é a megalomania levada ao limite.

E olha que perdi O Sobrevivente, com Christian Bale, nunca vi Woyzeck e muita coisa só está disponível pela internet. Quero me dedicar mais a ele no futuro, mas por enquanto fiquei com essa briga antológica que está no Meu melhor inimigo, filme de Herzog sobre seu melhor ator:

Anúncios

2 Respostas para “Ainda sobre Herzog

  1. Cadê “Kaspar Hauser”? Tem que estar nessa pequena lista.

    abç

    • direitoesubjetividade

      Alex, vc tem toda a razão. Não sei onde estava com a cabeça ao esquecer O Enigma de Kaspar Hauser, também de Herzog. É para mim um dos filmes mais duros sobre educação e o “projeto civilizatório” em que vivemos.
      Aliás, ele consta de uma listinha de filmes que eu preparei há algum tempo sobre direito e educação, deve estar num post mais antigo. Assim que puder escrevo algo mais elaborado ou posto um video. Valeu pela lembrança!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s