Ainda sobre Herzog

Numa resposta a um comentário sobre o post de Vício Frenético, acabei falando um bocado sobre Herzog e meus favoritos dele. Aí vai:

“Todo filme de Herzog é assim, e esse nem foi o melhor. O filme nem é do cara e ele consegue deixar claro qual é a visão bizarra dele sobre as pessoas e jogar o olhar meio desprezível de sempre sobre tudo.

Para mim, a ordem é essa:

1) Fitzcarraldo: atuação psicótica de Klaus Kinski no meio da mata com uma missão doentia. Meu filme motivacional de estimação, o conceito de dificuldade de qq um muda depois de vê-lo. É um dos filmes mais humanos que conheço.

2) Homem Urso: documentário baseado em imagens filmadas por um ambientalista que vivia metade do ano entre os ursos numa reserva florestal americana. Gostava tanto que terminou comido por um. A desconstrução que Herzog opera é, no mínimo, curiosa.

3) Aguirre, a Cólera dos Deuses: novamente com Kinski, é a megalomania levada ao limite.

E olha que perdi O Sobrevivente, com Christian Bale, nunca vi Woyzeck e muita coisa só está disponível pela internet. Quero me dedicar mais a ele no futuro, mas por enquanto fiquei com essa briga antológica que está no Meu melhor inimigo, filme de Herzog sobre seu melhor ator:

2 Respostas para “Ainda sobre Herzog

  1. Cadê “Kaspar Hauser”? Tem que estar nessa pequena lista.

    abç

    • direitoesubjetividade

      Alex, vc tem toda a razão. Não sei onde estava com a cabeça ao esquecer O Enigma de Kaspar Hauser, também de Herzog. É para mim um dos filmes mais duros sobre educação e o “projeto civilizatório” em que vivemos.
      Aliás, ele consta de uma listinha de filmes que eu preparei há algum tempo sobre direito e educação, deve estar num post mais antigo. Assim que puder escrevo algo mais elaborado ou posto um video. Valeu pela lembrança!

Deixe um comentário

