13 anos sem Chico

Parece que foi ontem…mas hoje completamos 13 anos desde a morte trágica de Chico Science em 1997, num poste do complexo de Salgadinho.

Pode ser exagero, mas considero Chico um dos maiores nomes da cultura pernambucana e brasileira do século XX. Apesar de ser o símbolo de algo bem maior, ao levantar a bandeira do até hoje enigmático manguebit ele e outros caras de igual importância como Fred 04 deram um sopro de vida cultural para a cidade e refizeram a trajetória de Recife como polo de criatividade no Brasil. Um monte de coisas boas, shows e projetos acontecendo ao mesmo tempo e com a sensação do novo convivendo com o antigo. 

Eu tinha uns 13 anos quando foi lançado Da lama ao caos e, pouco depois, o Afrociberdelia. Comprei na finada Aky Discos e fiquei chapado, apesar de já conhecer do rádio (programa de Roger na Cidade), TV, shows no Maluco Beleza (onde hoje é a Pedragon, na Rui Barbosa) e uma entidade chamada “fita cassete”, que hoje virou peça de museu.

De certo modo, foi a trilha sonora da minha adolescência, porque na época era muito frequente haver shows de CS&NZ, Devotos (do Ódio), Mundo Livre, Eddie. Ah, e com Mercado Pop e shows no Cais da Alfândega em ruínas, no que hoje é o Paço Alfândega. Parecia que a ditadura do pagode e axé havia acabado.

 Curti muito esse roteiro entre 1996 e 2000, mas queria ter uns anos a mais pra ter ido pro Frank’s Drinks e outras baladas anteriores. Agora, resta o tributo ao cara, que é um gênio inesquecível.

Anúncios

2 Respostas para “13 anos sem Chico

  1. É… dá saudade os banhos de lama (literalmente) no circo maluco beleza, durante os shows… da lama ao caos!

  2. Parabéns João chaves, pelo super texto,são poucos os professores que lembram de um mito inesquecível como CHICO.Com certeza o Mangueboy(chico) está lado a lado com outras grandes pessonalidades nordestinas,a exemplo de:Luiz Gonzaga,Jackson do Pandeiro,capiba e etc.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s