Jessé e a ralé

Estou empolgado com a leitura do livro A ralé brasileira: quem é e como vive, do sociólogo Jessé Souza. Isso só confirma minha certeza de que Jessé hoje é o pensador mais interessante do Brasil e consegue fazer uma belíssima e ácida releitura da tradição deixada por Gilberto Freyre e, por outro lado, de Sérgio Buarque de Holanda, Florestan Fernandes e Roberto Da Matta. Ou seja, um olhar crítico sobre o modo de pensar o Brasil e os brasileiros.

Gosto muito de outro livro de Jessé, chamado A modernização seletiva, pela revisão teórica e ênfase em Gilberto Freyre. Dessa vez, há uma pesquisa de fôlego e com muita observação participante, na qual uma equipe de alto nível passou a conviver com a ralé (assim mesmo, sem aspas) e entender seus modos de socialização, que vão desde o amor até o direito.

Ao assumir esse conceito pesado e questionar a eficácia de medidas de “inclusão social” pautadas apenas em valores econômicos, o livro põe o dedo na ferida para mostrar que, no Brasil, a ralé constitui um grupo indispensável para qualquer análise, assim como a imposição de padrões da elite e classe média que se introjetam de modo inconsciente no nosso modo de compreendê-la (e de sua própria autocompreensão).

O melhor de tudo é que, ao contrário de outras obras de sociologia, esse livro pode ser lido por qualquer pessoa com um mínimo de senso crítico, mesmo que não seja da área. Indico fortemente a leitura, ao menos dos primeiros capítulos escritos por Jessé Souza e de algumas das pesquisas específicas. Só não tenho tempo, agora, de escrever algo mais elaborado sobre o livro, mas bem que queria…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s