Lula, o Filho do Brasil

Esse comentário fica um tanto prejudicado por vários motivos.

O primeiro deles é o tempo, pois quase todo mundo já viu o filme ou ouviu tanto falar que nem tem mais graça ler sobre ele. O segundo é a confusão entre o que está na tela e a história real, da qual sou fã. O terceiro e pior é a situação atual do diretor Fábio Barreto, que torna incômodos alguns comentários.

Percebe-se que concordo com 99% da crítica e a parte do público que curte cinema, mas não é antilulista. O filme Lula, o Filho do Brasil é uma tentativa muito ruim de fazer uma cinebiografia, que só se sustenta por algum talento dos atores (Rui Ricardo Diaz num estilo mediúnico e Glória Pires em atuação estranhamente boa) e pela emoção dos fatos, que transbordam a todo momento.

Não dava pra esperar muito de Barreto, que parece não ter noção clara do que fazer com câmeras e locações. Quando não é um plano americano ou close básico de novela das 6, opta por imagens batidas que lembram sofrimento (o sol do Agreste) ou a força do trabalho, como as primeiras sequências de greve. Aliás, um dos únicos trunfos de imagem é, na verdade, a repetição ipsis litteris de um fato real – o comício de Lula no estádio da Vila Euclides em 1979 – cruzado com registros da época, que estão no Youtube e no ABC da Greve de Leon Hirszman.  O mais é novelão, embora emocionante em alguns momentos quanto aos personagens Lula e Lindu e à sua importância histórica e afetiva.

No fundo, gostei do filme por saber que, para parte das pessoas, a linguagem deve ser essa, meio ingênua mesmo, senão a compreensão fica difícil. Não toparia ver de novo pela fraqueza do conjunto. Ah, também não acredito que Lula, o Filho do Brasil vá influenciar a campanha de Dilma, com toda a sinceridade.

Visto no Boa Vista, 15/01/2010.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s