A Riviera não é aqui

A comédia francesa A Riviera não é aqui (Bienvenue chez les Ch’tis) foi um sucesso de crítica e público na França e chegou a Recife via Expectativa/Retrospectiva da Fundaj. Só posso dizer que faz tempo, muito tempo que não rio tanto – e ALTO – com um filme.

Pela sinopse, um gerente dos Correios louco para conseguir remoção para a Riviera francesa só consegue um posto no Norte, onde supostamente a vida é um inferno e os habitantes são gauleses um pouco melhorados. Desde o sotaque hilário cheio de chiados e dos “ch’tis”, que falam uma variante arcaica ou patoá do francês standardizado atual, até a adaptação a uma cultura rica e acolhedora, tudo no filme esbanja alegria e muita sinceridade. Claro que conhecer o francês ajuda muito a entender a graça de algumas tiradas e entrar no clima, mas não é essencial em virtude das boas legendas.

Para quem tem medo de qualquer coisa que não seja falada em inglês ou português, essa comédia merece ser vista, e mais ainda para quem curte a tão prestigiada “francofonia”. Imperdível! 

Visto no Cinema da Fundação, 6/12/2009.

Anúncios

2 Respostas para “A Riviera não é aqui

  1. Muito bom!! Vale a pena realmente!

  2. Até uma amiga, que é pessoa discretíssima, confessou que morreu de rir (e alto também!). Brincadeirinhas à parte, o filme é ótimo. Vale a pena. abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s