Vox populi…

Para abrir a semana, o PIG (Partido da Imprensa Golpista) foi forçado a anunciar nova pesquisa de opinião sobre aprovação do governo Lula e cenários possíveis para as eleições de 2010. Sem apego aos números, vamos aos fatos:

Lula, com ou sem filme, tem 78% de aprovação e é um fenômeno único na História do Brasil, o maior líder popular e democrático desse pobre país.

Em todos os cenários eleitorais, há indicativos de que o presidente fará seu sucessor, cabendo apenas um dilema dentro da base aliada sobre eventual divisão entre Ciro e Dilma.

Serra está liquidado da parada, foi pro morto do baralho e de lá não sai. As únicas chances do PSDB apertar vêm da candidatura de Aécio, e, mesmo assim, com grandes dificuldades.

Qual o grande personagem dessas conclusões? Sim, ele, FHC, o príncipe dos sociólogos e responsável pela Aufklärung política e econômica do Brasil. Ele, o suposto guia rumo à “mudernidade”, está atrás de cada afirmação.

75% dos eleitores considera o governo Lula superior ao de FHC, e metade jamais votaria num candidato adotado pelo ex-presidente. Serra é devorado nas pesquisas pois sua imagem é colada à de FHC, por ninguém saber o que ele pensa. Aécio só sobrevive por não ser associado ao PSDB, pois, quando for, vai igualmente para a cova. Qualquer associação com o PSDB e, principalmente, o governo FHC é derrota na certa.

Em entrevista recente, o tucano auxiliar Roberto Freire desconversou sobre a associação da oposição à imagem de FHC, insinuando que ele deve ser “esquecido”. Infelizmente, esse não é um argumento válido, haja vista a crítica ao governo Lula que, imediatamente, gera no eleitor a comparação com as “vacas magras”. Ou seja, FHC é um estorvo, um carma que hoje a oposição carrega, o que mostra qual será o seu lugar na memória política nacional.

Sobre isso, e sem mais, mandou bem o Leandro Fortes: http://www.cartacapital.com.br/app/coluna.jsp?a=2&a2=5&i=5563

Vox populi, vox Dei!

 

Anúncios

2 Respostas para “Vox populi…

  1. Lula é um dos maiores presidentes da história desse país do ponto de vista técnico. Dentro da economia, podemos citar a situação do Brasil de credor internacional, afastando a famigerada dívida externa, índices de crescimento altos, resistência a crises econômicas, grande investimento no Nordeste( Porto de Suape, Transposição do São Francisco, etc). No âmbito social, houve programas que melhoraram ou salvaram a vida de vários brasileiros, vide Programa Fome Zero, Bolsa Família( não é o ideal , mas é necessário). Ocorreu a redução de 20% da pobreza e redução de 62% da desnutrição infantil. Enfim, Lula cumpriu sua função institucional e também as previsões do filósofo italiano Norberto Bobbio de que devemos seguir o liberalismo econômico, tentando adequá-lo à tradição socialista. Parece até que o presidente leu a obra do jusfilósofo.
    Porém, todavia, contudo, mas, sem embargo, etc…. Do ponto de vista ético…….que é isso cidadão?????????
    COMPANHEIRO: mensalão, dossiê, arquivamento de denúncia favorecendo Sarney, relações escusas entre Dilma Rosseauf e a secretária da Receita Federal, entre outras falcatruas.
    Não precisa vender a alma ao diabo para governar doutor. Trabalhe e continue transformando esse país, mas sem esses descalabros, por favor.
    Abraços!!!

    • direitoesubjetividade

      Eu concordo, André. No fundo, esse Governo Lula também serviu para desmistificar o PT no imaginário político e acabar com o discurso de santidade. A estrutura, e as pessoas que a compõem, são de modo geral deturpadas por um vício patrimonialista bem difícil de corrigir. Haja tempo, esforço e maturação das instituições de controle (MP, TCU, mídia etc.) para superar esse dilema.
      Minha curiosidade é como o mensalão será visto daqui a 10 ou 15 anos. Aposto num certo esquecimento, maior até do que hoje. Veremos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s