Cinemas do Centro

Boa parte dos leitores não lembra, mas num século muito, muito distante as pessoas iam ao Centro para ver filmes. Veneza (meu favorito), São Luiz, Trianon, Art Palácio, Moderno, Ritz e Astor (esses dois, antes de serem cinemas pornô nos anos 90). Não havia em Recife multiplex, TV a cabo, DVD, mas, apesar das constantes superlotações, não me lembro de tanta sujeira, mofo e restos de McDonalds no chão. Ah, também não havia essa lanchonete…saudades do centrão e da Karblen.

Pra lembrar, uma foto do Flickr de Kleber Mendonça Filho, que, além de ser o melhor crítico de cinema do Brasil e cineasta top, ainda manja muito de imagens paradas. A galeria tem coisas geniais.

http://www.flickr.com/photos/cinemascopio/3921037209/

 

Anúncios

3 Respostas para “Cinemas do Centro

  1. Ghost ficou 8 meses em cartaz! Era diversão garantida ir ao cinema nessa época, não apenas pelo o filme, mas todo o evento. O cara chegava na sessão de 13:00, assistia o filme e ficava… namorando, batendo papo, jogando coisas na galera que estava na parte inferior, isso abrindo ou não (Quase todos os cinemas tinham dois pisos), pois sempre dava pra driblar os “lanterninhas”. E por fim era comer na Karblen ou quando tava liso demais sobrava o Cascatinha da Sete de setembro, que tá lá… fraco e mole, já o da imperatriz foi devorado!

    • direitoesubjetividade

      Boa lembrança, acho q Ghost foi o maior fenômeno de duração em cartaz q Recife já viu. Eu mesmo vi duas vezes.
      De fato, era engraçado isso de ficar na sessão, e talvez explique pq eu já vi tanto filme sentado na escada. Às vezes eu chegava atrasado e era normal pegar o filme do meio pra ver o começo na sessão seguinte e depois ir embora.
      Sessões-cachorrada no Veneza e São Luiz q eu me lembro: Indiana Jones, Cyborg (com Jean-Claude Van Damme), Rambo 3 (defendendo o Taliban!), A Joia do Nilo, vários dos Trapalhões e Duro de Matar. A última foi Titanic em 1997, com umas 10 pessoas apontando pra tela com canetinhas laser (tinha chegado nos camelôs naquele ano). Depois disso, fui 2 ou 3 vezes ao SL e hj sinto falta dele, e muita.

  2. Karblen, putz, tô me sentindo velho =S

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s