CPI do MST

Merece leitura esse post do Nassif, pela simplicidade e clareza do argumento:

http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/10/24/contra-a-cpi-do-mst/

O MST tem radicalismos enormes? Tem. Faz bobagens absurdas, que atacam a imagem do movimento e prejudicam sua linha de ação? Faz. No entanto, a situação de construção atual do Brasil não permite mais leituras únicas da realidade, e qualquer tentativa de excluir do jogo um ator político, por mais idiota que ele pareça, prejudica mais do que ajuda. Faltava alguém ter escrito isso.

Anúncios

3 Respostas para “CPI do MST

  1. André Schuler

    Opa João, fui seu aluno no semestre passado, você deve estar lembrado. (Fumagali…haeaeaeeea).
    Bastante lúcida a abordagem do Nassif sobre o MST. Precisamos de interpretações como essa por parte dos nossos políticos. E se é para fazer CPI para investigar o MST, devemos também investigar a CNA, a grilagem de terras e os excessos do agronegócio brasileiro(trabalho escravo, por exemplo). A bancada ruralista do nosso parlamento e setores conservadores da mídia não podem destruir a história e o prestígio internacional desse importante movimento social. Relevante foi o apoio dos intelectuais brasileiros( antônio Cândido, Chico oliveira, Luís Feranando Veríssimo e Boaventura), rechaçando uma possível CPI contra o MST. Vamos divulgar e debater esse assunto, isso é muito importante. Conversando com colegas e parentes, vejo que muitos possuem uma visão equivocada sobre esse e outros movimentos sociais brasileiros. Isso é fruto de uma abordagem conservadora e escusa por parte de setores da imprensa brasileira, que não está preocupada com a verdade nem com a justiça e sim com interesses e egoísmos.

    • direitoesubjetividade

      Oi, André! Eu lembro de vc, claro, ainda mais com um apelido desses rs.
      O meu problema com relação a esse debate não é nem de rejeitar os argumentos direitosos da mídia, mas de perceber que todas as informações passam ao largo de uma visão maior do problema dos excluídos e de bolsões de atraso num Brasil cada vez mais moderno. Essa lógica binária de bonzinhos vs. criminosos só interessa mesmo aos ruralistas mais atrasados, que dependem disso para sobreviver politicamente. E, claro, com a chancela da Globo, Folha etc. – o famigerado PIG.
      Abração!

  2. André Schuler

    Exatamente. Estou chegando a uma conclusão interessante. Ante a informação da ONU de que um bilhão de pessoas no mundo está passando fome, a pessoa escolher ser conservador em países pobres ou em desenvolvimento só pode ser falta de conhecimento ou defender interesses individuais e provincianos. Ser conservador na França, EUA ou Inglaterra é até compreensível dado o relativo sucesso histórico e econômico. Todavia, enveredar pelo conservadorismo em países africanos ou da América Latina é de rematada insensatez. Há um vídeo interessante de um filósofo de São Paulo( Paulo Ghiraldelli Jr) , que ele criticando uma reportagem ofensiva a Paulo Freire, diz que o pensamento da Direita não encontra guarida no intelectualismo das universidades. Chega a comentar de forma jocosa que a Direita parece que não tem nenhum pensador inteligente nos tempos atuais. Aí vai o endereço: http://www.youtube.com/watch?v=D0tBvRwk-9s
    Abraços João, essa iniciativa de debatermos nossa política é benfazeja e deveria ser assim por parte da maioria dos professores da nossa universidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s