Anticristo

Apesar da ansiedade, demorei pra ver Anticristo, o novo filme de Lars von Trier e que chegou aos cinemas daqui cheio de goga. Quem não lembra do momento Ecce Homo de LvT em Cannes, com direito a “por que meus filmes são tão bons” e tudo?

Bem, só posso dizer que o filme…é. Nem bom nem ruim, apenas um filme de horror filmado por alguém com sabida inteligência e domínio da linguagem. O problema está na autoimportância que Trier parece dar à sua (des)construção da figura feminina que, de tão surrada, mal lembra Dogville ou, num momento mais felizinho,  Ondas do Destino. Ou, ainda, na perda de força de alguns efeitos de dominação psicológica que soam coreografados, sem um ímpeto natural. Basta comparar a tragédia da “mulher” de Anticristo com a de Selma, a “mulher” de Dançando no Escuro, para ver a diferença de impacto.

No entanto, um aspecto me cativou em Anticristo: o papel da natureza. LvT apresenta o real como o espaço da destruição e não da criação, numa luta infrutífera do homem em se despregar da terra. A vida seria, de fato, o reino do mal em que tudo o que nasce – as crias mortas – está corrompido? A questão é interessante, mas o modo calculadinho e esquemático de apresentar essa proposta prejudica, novamente, sua ressonância em quem assiste.

Talvez LvT devesse repensar seu cinema ou, no fim das contas, esteja rindo de todos e feliz com seu horrorzinho bem feito. Pessoalmente, gostei muito de O grande chefe e continuo curioso com o que vem pela frente.

SPOILER: não gostei da raposa, apesar da corretíssima afirmação. O gran finale da tesourada foi um tanto patético, mas o desgraçado do LvT acertou em cheio com aquele piercing macabro de tornozelo. Meio teen esse comentário 🙂

Visto no Cinema da Fundação, 10/10/2009.

PS – para uma boa crítica, além do Cinemascópio, sugiro uma encontrada ao acaso: http://www.cinequanon.art.br/estreias_detalhe.php?id=1363&num=2

Anúncios

Uma resposta para “Anticristo

  1. a única coisa digna de nota no filme todo é a bendita raposa! =p

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s