Desejo e perigo

o

No último sábado, consegui ver o novo filme de Ang Lee, Desejo e Perigo. Para quem não lembra, é o mesmo diretor de filmes tão díspares quanto similares, como O segredo de Brokeback Mountain, O tigre e o dragão e Hulk.

O que me impressiona em Ang Lee e torna esses filmes parecidos é a qualidade com que ele entra, sem medo, em códigos de gênero já consolidados, e consegue utilizá-los com segurança e criatividade. Se Hulk é um filme que adota a linguagem mais crua dos comics, meio esquecida em produções mais recentes, e Brokeback Mountain resgata o personagem do cowboy para uma época de dúvidas, em Desejo e Perigo a espionagem e o clima sombrio ganham nova força, com um jeito classudo de contar histórias bonitas.

Sem nomes em chinês, ok? Durante a ocupação japonesa, uma jovem ingressa numa organização clandestina para matar um agente colaboracionista em Xangai – Tony Leung, de 2046 e Amor à Flor da Pele (de Wong Kar Wai – amo esses filmes), como sempre numa atuação consistente. A partir daí, a trama se desenvolve dentro de uma tensão entre o prazer e o dever, pois a jovem deve seduzir o inimigo dentro de sua casa.

Apesar de reconhecer o afeto entre o inimigo e a espiã, Ang Lee não descamba para o romance. No fundo, ambos sabem o que devem fazer, e me parece que todo o filme é uma dança já ensaiada, que a qualquer momento vai acabar mal. Uma angústia latente, que só aumenta com as lindas cenas de sexo. Sim, é difícil sexo bonito e bem filmado que pareça real, e nesse ponto esse Desejo e perigo me lembrou grandes momentos como Império dos Sentidos, e mostra o quão bizarro pode ser o “sexo explícito artístico” em coisas chatas como 9 canções. São lindas e aumentam no pensamento.

Valeu a pena a espera, tanto por Lee como por Leung e pela experiência sempre renovada.

Visto no Cine Rosa e Silva (um cinema decente)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s